Sem-título-4.png

Veja como foi

O tema dessa edição é Oktober Design, em alusão às tradicionais Oktoberfests e ao design alemão da Bauhaus.

 

Faremos uma “festa” para celebrar o design alemão e apresentar um pouco ao público a estética minimalista originária da fantástica Bauhaus e escola de Ulm, inspirações para a primeira escola de design no Brasil, em meados dos anos 60, no Rio de Janeiro. Os amantes de design e de um bom chopp poderão prestigiar o evento em um ambiente divertido e cheio de referências do clássico design alemão com pitadas contemporâneas.

Nesse evento de outubro, te convidamos a viver uma série de experiências de imersão dentro do universo do Design Independente do Sul do Sul - conhecer e conversar com os designers, passear e curtir com a família em um ambiente gostoso ao ar livre, com muita música boa, lanches, chopp, drinks e espaço para as crianças e os pets! 

 

MENOS É MAIS

A Staatliches Bauhaus, comumente conhecida como Bauhaus, foi uma escola de arte vanguardista na Alemanha. Foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo. A frase “menos é mais”, de autoria de Ludwig Mies van der Rohe, define a estética e temática da edição.

OKTOBER_v6.png
 
57555550_2183173421771180_8205385189073879040_n_edited.jpg

QUEM SOMOS?

A OPEN nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral. 

 

Destaca-se pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no designer independente e no incentivo a esse pequeno empresário, que junto da feira, trilha seu caminho para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140  empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e com contato direto com os designers e criadores. 

image.png

A CARA DA EDIÇÃO

E para criar a identidade visual da edição, convidamos a Stella Sapper (@stellasapper) - designer e professora atuante nas áreas da moda e do design gráfico, que hoje foca sem trabalho na criação de identidades visuais para empresas.

"Amo estar em contato com o mercado e com as experiências acadêmicas que a sala de aula proporciona. Sou apaixonada por desenho e por criar formas complexas a partir de elementos básicos. Para esta edição do evento, busquei explorar uma combinação alegre e festiva, com inspiração nas formas geométricas e na estética das escolas alemãs Bauhaus e Ulm; revisitei referências clássicas e trouxe uma aplicação mais contemporânea. A identidade proposta brinca com as letras da OPEN, que foram feitas a partir de um grid composto pelas formas básicas. As cores primárias foram combinadas com o rosa para uma paleta mais alegre."

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

open-pais-105.jpg

Conforme os protocolos sanitários estabelecidos pelo governo do Estado em Decreto Estadual Nº 56.120, de 1º de Outubro de 2021, será obrigatória a apresentação de um comprovante de vacinação para entrar no local do evento.

Como posso comprovar que estou vacinado?
Há diversas formas. Basta apresentar somente um comprovante em formato físico ou digital:
- certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS;
- caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES);
- cartões emitidos pelas secretarias municipais de Saúde;
- comprovantes emitidos por outros órgãos governamentais;
- comprovantes vacinais dos imunizantes aprovados pela Anvisa (Pfizer,  Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Fiocruz ou Janssen).

Regras de Vacinação por Idade:
• 40 anos ou mais: necessário esquema vacinal completo;
• 18 a 39 anos: necessária apenas primeira dose ou dose única;
• Menores de 18 anos: não é preciso apresentar carteira vacinal;

Além da apresentação do comprovante de vacinação, entre as regras de visitação estão:
• A limitação do número de visitantes (até 400 pessoas);
• Uso obrigatório e correto de máscara durante todo o tempo de permanência no evento;
• Respeito à distância de 1,5 metros entre cada visitante.

Atenção: É vedada a permanência de clientes em pé durante o consumo de alimentos ou bebidas - deverá ser feito sentado - dê preferência também aos espaços abertos!

O QUE NOSSOS FREQUENTADORES DIZEM

"Feira cheia de bossa e criatividade! Vale muito a pena visitar!"

Maura Fischer, frequentadora, via FanPage

"Feira nota 10...Parabéns aos organizadores!!! Uma feira que faz acontecer, local muito bom, expositores com produtos únicos e de design, que vale a pena as pessoas conhecerem!! "

 

Sirley Friedrich, frequentadora, via Fanpage

"Um espaço de criação, inovação e muita troca

de experiências! "

Carla Almeida, frequentadora,

via Fanpage

O LOCAL - NAU INSPACES

Fomos recebidos com braços abertos pelo @nau_inspaces , um local maravilhoso que ocupa a antiga sede do tradicional Clube dos Gondoleiros, fundado em 1915, e hoje abriga uma comunidade de startups, corporações e pessoas que tem o desejo de gerar impacto e transformação - o ambiente perfeito para sediar essa edição maravilhosa do Encontro OPEN, dedicada às origens do design, lá na alemanha, nos anos 20, na escola de Bauhaus!

Endereço: Av. Presidente Franklin Roosevelt, 1308 - bairro São Geraldo, Porto Alegre