Sem-título-4.png

Em outubro, nosso Encontro de Design será Oktober!

Faremos uma “festa” para celebrar o design alemão e apresentar um pouco ao público a estética minimalista originária da fantástica Bauhaus e escola de Ulm

30 e 31 de outubro (transferido)

11h às 19h

Local a definir
Entrada Franca

Evento adiado devido à chuva!

O tema dessa edição é Oktober Design, em alusão às tradicionais Oktoberfests e ao design alemão da Bauhaus.

 

Faremos uma “festa” para celebrar o design alemão e apresentar um pouco ao público a estética minimalista originária da fantástica Bauhaus e escola de Ulm, inspirações para a primeira escola de design no Brasil, em meados dos anos 60, no Rio de Janeiro. Os amantes de design e de um bom chopp poderão prestigiar o evento em um ambiente divertido e cheio de referências do clássico design alemão com pitadas contemporâneas.

Nesse evento de outubro, te convidamos a viver uma série de experiências de imersão dentro do universo do Design Independente do Sul do Sul - conhecer e conversar com os designers, passear e curtir com a família em um ambiente gostoso ao ar livre, com muita música boa, lanches, chopp, drinks e espaço para as crianças e os pets! 

 

MENOS É MAIS

A Staatliches Bauhaus, comumente conhecida como Bauhaus, foi uma escola de arte vanguardista na Alemanha. Foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo. A frase “menos é mais”, de autoria de Ludwig Mies van der Rohe, define a estética e temática da edição.

Data: 30 e 31 de outubro, das 11h às 19h

Local: a definir

QUEM SOMOS?

A OPEN Feira de Design nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral. 

 

Destaca-se pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no designer independente e no incentivo a esse pequeno empresário, que junto da feira, trilha seu caminho para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140  empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e com contato direto com os designers e criadores. 

A CARA DA EDIÇÃO

E para criar a identidade visual da edição, convidamos a Stella Sapper (@stellasapper) - designer e professora atuante nas áreas da moda e do design gráfico, que hoje foca sem trabalho na criação de identidades visuais para empresas.

"Amo estar em contato com o mercado e com as experiências acadêmicas que a sala de aula proporciona. Sou apaixonada por desenho e por criar formas complexas a partir de elementos básicos. Para esta edição do evento, busquei explorar uma combinação alegre e festiva, com inspiração nas formas geométricas e na estética das escolas alemãs Bauhaus e Ulm; revisitei referências clássicas e trouxe uma aplicação mais contemporânea. A identidade proposta brinca com as letras da OPEN, que foram feitas a partir de um grid composto pelas formas básicas. As cores primárias foram combinadas com o rosa para uma paleta mais alegre."

SEGURANÇA COMO PRIORIDADE

Aos poucos, vamos retornando, com todos os cuidados necessários - nossa prioridade é a segurança de todos! Queremos fazer um evento lindo, que nos faça sorrir, apreciar a vida e nos sentirmos seguros, para presentear as pessoas que mais amamos! Nossa prioridade é a segurança de todos. Uso obrigatório de máscaras, álcool gel e distanciamento social. 😷⠀​

Veja alguns dos protocolos que vamos adotar:​

  • distanciamento mínimo de 1m (um metro) entre os presentes; 

  • distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre as bancas;

  • espaço ao ar livre, no estacionamento do shopping;

  • uso de máscara obrigatório (recomendado PFF2); 

  • totens de álcool gel em diversos pontos do ambiente;

O QUE NOSSOS FREQUENTADORES DIZEM

"Feira cheia de bossa e criatividade! Vale muito a pena visitar!"

Maura Fischer, frequentadora, via FanPage

"Feira nota 10...Parabéns aos organizadores!!! Uma feira que faz acontecer, local muito bom, expositores com produtos únicos e de design, que vale a pena as pessoas conhecerem!! "

 

Sirley Friedrich, frequentadora, via Fanpage

"Um espaço de criação, inovação e muita troca

de experiências! "

Carla Almeida, frequentadora,

via Fanpage

Devido à chuva, tivemos que transferir o evento, que aconteceria no Viva Open Mall, e faremos em outro local, coberto, onde poderemos fazer uma verdadeira festa em homenagem ao design alemão, em clima de Oktoberfest, sem o risco de chuva! 

Aguardem, que em breve, vamos anunciar onde será o evento!

SOBRE O LOCAL

VEM COM A GENTE?