Novembro é o mês do design, e nesta edição vamos trazer ao mundo a nossa forma de fazer e compreender o Design Independente! Vocês sabiam que esse conceito surgiu de um insight da nossa curadora Camila Farina lá nos idos de 2010, enquanto visitava eventos de design manual na Argentina? E aí a gente se apropriou disso para dar vida aos nossos eventos, reunindo e incentivando os designers independentes aqui do sul do país..

Design Afetivo é a temática da edição, porque neste Encontro vamos dar luz às causas que apoiamos, trazendo isso em nossa curadoria de forma muito potente. O Design Independente carrega em si as nossas causas, que são:⠀

  • O Feminino;

  • O Social; 

  • O Ecológico;⠀


Através da tradução de um fazer, que, muito mais do que das mãos, vem do coração. Esse fazer nos impacta - é o
afeto no seu sentido mais completo, porque toda a criação nos transforma, todo o produto carrega uma história e contribui com a nossa.

A edição acontece no final de semana do
Dia da Consciência Negra, e decidimos não usar a data para trazer à luz questões relativas ao tema, mas sim de modo a criar um projeto de continuidade. Nosso desejo é localizar os designers negros do Sul e incentivar o seu trabalho. Por isso, firmamos uma parceria com a @odaba.br (Associação de Afroempreendedores do RS), que fará uma co-curadoria conosco, oferecendo seu apoio para integração dos empreendedores associados ao nosso programa de incentivo.

Além disso, teremos nossa
exposição de design temática na entrada do evento, assim como a tradicional feira de Design Independente e dessa vez voltaremos com as Rodas de Conversa - discutiremos juntos sobre as 3 Causas com especialistas da área!

CARTAZ_NOVEMBRO_v1.png
 

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

open-pais-105.jpg

Entre as regras de visitação estão:

• A limitação do número de visitantes (até 400 pessoas);
• Uso obrigatório e correto de máscara durante todo o tempo de permanência no evento;
• Respeito à distância de 1,5 metros entre cada visitante.

Atenção: É vedada a permanência de clientes em pé durante o consumo de alimentos ou bebidas - deverá ser feito sentado - dê preferência também aos espaços abertos!

57555550_2183173421771180_8205385189073879040_n_edited.jpg

QUEM SOMOS?

A OPEN nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral. 

 

Destaca-se pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no designer independente e no incentivo a esse pequeno empresário, que junto da feira, trilha seu caminho para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140  empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e com contato direto com os designers e criadores. 

O QUE NOSSOS FREQUENTADORES DIZEM

"Feira cheia de bossa e criatividade! Vale muito a pena visitar!"

Maura Fischer, frequentadora, via FanPage

"Feira nota 10...Parabéns aos organizadores!!! Uma feira que faz acontecer, local muito bom, expositores com produtos únicos e de design, que vale a pena as pessoas conhecerem!! "

 

Sirley Friedrich, frequentadora, via Fanpage

"Um espaço de criação, inovação e muita troca

de experiências! "

Carla Almeida, frequentadora,

via Fanpage

O LOCAL - VIVA OPEN MALL